Dúvida da comunidade:
Quando o idoso tem febre, cansaço e outros sintomas de gripe e melhora por um tempo mas, de repente, sente dor nas costas pode ser por causa da gripe? O que fazer e como agir com os idosos com situações de coronavírus ou gripe?
Sentir dor nas costas pode ser um sintoma de gripe ou resfriado, pois quando se está gripado o hormônio do estresse pode aumentar a sensação de dor. Quando se tem febre, decorrente da gripe o organismo gera algumas substâncias que auxiliam o corpo a tratar a infecção, porém elas são tóxicas e ajudam na sensação de corpo dolorido.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), caso um idoso tenha sintomas suspeitos como febre, cansaço e tosse seca, o conselho é que não corra para um pronto-socorro. No cenário ideal, o atendimento deve ser feito em domicílio, o que evita a exposição nos serviços de saúde. Apenas em casos de febre, tosse, falta de ar, cansaço excessivo e/ou confusão mental, procurar um atendimento médico.
Referência:
PÓS-GRADUAÇÃO USCS. Dor nas costas: conheça 4 possíveis causas para o desconforto. Disponível em: https://www.posuscs.com.br/dor-nas-costas-conheca-4-possiveis-causas-para-o-desconforto/noticia/406. Acesso em: 30 mar. 2020
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Recomendações para Prevenção e Controle de infecções por coronavírus (SARS-Cov-2) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Disponível em: https://sbgg.org.br/recomendacoes-para-prevencao-e-controle-de-infeccoes-por-coronavirus-sars-cov-2-em-instituicoes-de-longa-permanencia-para-idosos-ilpis/. Acesso em: 27 mar. 2020.
A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Em breve contaremos também com comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.