Ter, 07 de abril de 2020, 18:16

Como profissionais da saúde podem deixar seu corpo mais resistentes ou imunes ao vírus? Existe medicamento?
Central de Informações sobre COVID-19

Dúvida da comunidade:

Como profissionais da saúde podem deixar seu corpo mais resistentes ou imunes ao vírus? Existe medicamento?

Não existem medicamentos ou qualquer outro tipo de substância que deixa os profissionais de saúde imune ou resistentes ao COVID-19 (coronavírus). São adotadas algumas medidas para prevenção e controle da sua transmissão, como:
● higiene das mãos com preparação alcoólica frequentemente;
● uso de gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara, avental impermeável de mangas longas e luvas de procedimento.
Entretanto, é conhecida a relação entre uma alimentação saudável e a melhora na imunidade. Assim, alguns alimentos são recomendados para melhorar a resposta imunológica, como os derivados de ômega 3, 6 e 9 (óleo de azeite de oliva, nozes, peixe, linhaça); Vitamina C (laranja, limão, abacaxi, manga, acerola); Vitamina E (castanha-do-pará, espinafre); Vitamina A (óleo de fígado de bacalhau, fígado, cenoura, batata-doce).
Referências:
MINISTÉRIO DE SAÚDE. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília – DF, 2020. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020
UFRGS. Imunologia e Nutrição. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/mariana_imuno_nutri.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Em breve contaremos também com comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.


04
04
Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:04
Notícias UFS