Qua, 08 de abril de 2020, 08:00

Pano úmido com água sanitária na entrada dos estabelecimentos comerciais, eliminaria "rastros" do coronavírus?
Central de Informações sobre COVID-19

Dúvida da comunidade:

Seria indicado ter um pano úmido com água sanitária na entrada dos estabelecimentos comerciais, assim, qualquer rastro do vírus ( no solado dos pés) seria eliminado?

Não, essa prática não garante proteção, sugere as recomendações da OMS, evitar aglomerações, passar o álcool em gel ou líquido 70%, evitar o contato da mão nos olhos, nariz e boca.
Entretanto a solução de água sanitária 0,5% (que seria um copo - 200 mL - de água sanitária misturada a quatro copos - 800 mL - de água) é indicada para desinfetar superfícies como pisos, azulejos, paredes, banheiros e cozinha.
Cuidados com a água sanitária: A água sanitária (hipoclorito de sódio) é um desinfetante e alvejante que pode danificar tecidos (principalmente coloridos) e ser corrosiva com metais. Se usada em superfícies metálicas, enxaguá-la com água após o uso. A água sanitária pode causar irritação na pele, por isso deve-se utilizar luvas e realizar a limpeza preferencialmente com ambiente ventilado.
Referências:
OPAS BRASIL. Folha informativa – COVID-19 . Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 27 mar. 2020.
TELESAÚDERS. Como fazer a limpeza de superfícies possivelmente contaminadas por coronavírus?. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/posts_coronavirus/como-fazer-a-limpeza-de-superficies-possivelmente-contaminadas-por-coronavirus/. Acesso em: 30 mar. 2020

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Acompanhem também nossa comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.


07
07
Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:05
Notícias UFS