Sáb, 04 de abril de 2020, 08:30

Quais pessoas recebem Vacina contra a gripe? e por que outras não recebem?
Central de Informações sobre COVID-19

Pergunta da comunidade:

Quais pessoas recebem Vacina contra a gripe? e por que outras não recebem?


A estratégia de vacinação na rede pública de saúde foi sendo ampliada e, atualmente, a vacinação é indicada para:
Idosos (60 anos ou mais),
adultos com 50 a 59 anos,
crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos de idade,
gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto),
trabalhadores da saúde,
povos indígenas,
grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão Arterial, Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas)
adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medidas socioeducativas,
população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional,
professores das escolas públicas e privadas,
profissionais de forças de segurança e salvamento.
O governo não oferece a vacina para todas as pessoas porque pelos estudos alguns grupos na população não apresentam maior risco de pegar a doença gripe. Além disso, o governo cria grupos para evitar que muitas pessoas procurem os postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento.
Desta forma, confira como fica o calendário de vacinação em 2020:
23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose. Atenção: o estado do Rio de Janeiro anunciou mudanças no calendário para esse grupo.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).
A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina.
O Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.
Cabe lembrar ainda que todos os brasileiros, que não possuem contraindicação e que não estão incluídos nos grupos de risco, podem comprar uma versão da vacina contra a gripe na rede privada.
Referências:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo de tratamento de Influenza: 2017, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/19/protocolo-influenza-2017.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.
Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Começa segunda-feira vacinação contra gripe. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46567-comeca-segunda-feira-vacinacao-contra-gripe. Acesso em: 27 mar. 2020.
RUPRECHT, T. Campanha contra a gripe 2020: quando cada grupo pode tomar a vacina. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-contra-gripe-2020-quando-cada-grupo-pode-tomar-a-vacina/. Acesso em: 29 mar. 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Em breve contaremos também com comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.


03
03
Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:07
Notícias UFS