Seg, 30 de março de 2020, 14:21

Cardiopatas operados têm mais chances de apresentar complicações se contrairem COVID-19?
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 04

Dúvida da comunidade:

Cardiopatas que já foram operados têm mais chances de complicações ao contrair o vírus?

Sim. De maneira geral, indivíduos com doenças crônicas, como os acometidos por problemas no coração, hipertensão, diabetes não controlada, problemas renais e pulmonares, apresentam deficiência no sistema imunológico (baixas defesas no organismo). Uma vez infectados pelo novo corona, eles correm maior risco de exibir complicações sérias em relação a uma pessoa saudável.

No entanto, esse fato não é apenas para o coronavírus. Qualquer infecção terá mais chances de afetar gravemente pacientes com enfermidades que comprometem as defesas do corpo. Um exemplo é a mortalidade relacionada à gripe (provocada pelo vírus Influenza), que é maior em pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.

Referências:

CHEN, N. et al. Epidemiological and clinical characteristics of 99 cases of 2019 novel coronavirus pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. The Lancet, [s. l.], v. 395, 15 fev. 2020.

DRAGER, L. Coronavírus pode ser mais grave em pessoas com doenças no coração. [S. l.], 3 mar. 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/guenta-coracao/coronavirus-pode-ser-mais-grave-em-pessoas-com-doencas-no-coracao/. Acesso em: 24 mar. 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Em breve contaremos também com comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.


04
04
Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:17
Notícias UFS