Sex, 10 de abril de 2020, 08:00

Porque algumas pessoas têm complicação por COVID-19?
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 13

Porque tem gente que vai para uti e tem pessoas que nem sabe que tem a doença?

A doença pode se manifestar de maneira diferente em cada pessoa por diversas razões, como idade, problemas de saúde como pressão alta, doenças do coração ou diabetes. Visto que idosos e pessoas que tenham essas doenças têm mais chances de sofrer com a baixa imunidade, resultando na maior probabilidade de ter COVID- 19 .

As pessoas vão para a UTI com COVID-19 por causa da exposição a uma grande carga viral (muitos vírus), alto comprometimento da capacidade respiratória, predisposição genética, alguma fraqueza no sistema imunológico que teria passado despercebida, entre outros.

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente, bem parecido com algumas viroses. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Uma em cada seis pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

Para confirmação do novo Coronavírus é necessário a realização de exame no paciente com os sintomas característicos (febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar), que é feito por meio da coleta de secreções da garganta e do nariz. Tem-se priorizado a sua realização para pacientes graves, que requeiram internação hospitalar. Pacientes com suspeita ou confirmação diagnóstica de COVID-19, mas com sintomas leves e sem sinais de gravidade, devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar por 14 dias e ter orientações quanto aos principais sinais de complicações, como falta de ar ou queda do estado geral. Caso necessário sair de casa para buscar ajuda médica, deverão usar máscara simples (máscaras cirúrgicas). A confirmação do diagnóstico pelo exame não altera o tratamento neste momento. Além disso, ainda não se sabe se o nosso corpo adquire imunidade ao vírus após o primeiro contágio, uma vez que já foram relatados casos que pacientes pareciam ter se curado, mas voltaram a manifestar a doença.

Referência:

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). [S. l.], 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 24 mar. 2020.

HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS. Previna-se contra o Coronavírus. 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/coronavirus/Documents/infografico-covid.pdf . Acesso em: 24 mar. 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Em breve contaremos também com comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.


13
13
Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:10
Notícias UFS