Qui, 09 de abril de 2020, 08:00

Crescimento do contágio por coronavírus
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 12

Dúvida da comunidade:

Se basicamente pega pela mucosa (olhos, boca) porque cresce tanto contágio. O povo coloca a mão na boca?

Sim. O contágio cresce, pois uma pessoa infectada transmite o coronavírus para outras duas ou três pessoas, numa média estimada. Isso acontece por causa dos hábitos que as pessoas têm de não higienizar a mão e de levá-la ao rosto, coçar os olhos, roer a unha, entre outros.

Isso é tão verdade que uma pesquisa realizada com 26 estudantes de medicina da Universidade de New South Wales apontou que, em média, cada um dos 26 alunos observados tocou o rosto 23 vezes por hora. De todos esses toques no rosto, 44% envolviam contato com uma membrana mucosa (olhos, boca), enquanto 56% dos contatos envolviam áreas não mucosas.

Referência:

PORTAL HOSPITAIS BRASIL. Fake news promovem mitos sobre o Coronavírus. [S. l.], 18 mar. 2020. Disponível em: https://portalhospitaisbrasil.com.br/fake-news-promovem-mitos-sobre-o-coronavirus/. Acesso em: 24 mar. 2020.

KWOK, Y. L. A.; GRALTON, J.; MCLAWS, M. L. Face touching: A frequent habit that has implications for hand hygiene. American Journal of Infection Control, v. 43, n. 2, p. 112–114, 2015.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL. Em breve contaremos também com comunicação em libras, com apoio da Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde (LAIDASS), da UFS de Lagarto.

Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:11