Sáb, 11 de abril de 2020, 08:00

Álcool 70 é 70 mesmo?
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 10

Dúvida da comunidade:

Tem como saber se o "álcool 70" é 70 mesmo?

Só é possível certificar-se da veracidade do teor alcoólico do álcool 70% com um aparelho chamado alcoômetro, que só tem nos laboratórios ou indústrias. Então, o ideal seria comprar o produto que tenha a garantia da ANVISA. Essa garantia pode ser observada quando a embalagem tem a identificação do INMETRO. Lembramos que a venda de produtos sem rótulo ou fora da embalagem original é proibida, e produtos nessas condições não devem ser adquiridos. Produtos com suspeitas de irregularidades devem ser denunciados à Vigilância Sanitária mais próxima do consumidor ou para o e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Referência:

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO. PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO - EMBALAGENS PARA ÁLCOOL ETÍLICO . [S. l.], Março 2012. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/fiscalizacao/treinamento/alcool.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL.

Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:13