Sex, 27 de março de 2020, 08:00

Coronavírus pode "ficar" na roupa?
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 03

Dúvida da comunidade:

O vírus "gruda" na roupa?

Sim. O novo coronavírus adere à superfície de roupas e à parte externa do corpo. Porém, existem recomendações para diminuir as possibilidades de o novo coronavírus entrar em sua casa.

Como medida individual, todos devem continuar lavando as mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar o contato físico.

Confira a lista completa de orientações para quando chegar em casa da rua, caso precise sair:

  1. Ao voltar para casa, não toque em nada, antes de se higienizar.
  2. Tire os sapatos.
  3. Desinfete as patas do seu pet após passear com ele.
  4. Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas (lave com água sanitária tipo Qboa (hipoclorito) recomendado acima de 60º)
  5. Deixe bolsa, carteira, chaves, etc, em uma caixa na entrada e só use ao sair novamente (esses materiais também podem ser higienizados com a água sanitária ou álcool 70%).
  6. Tome banho. Se não puder, lave bem todas as áreas expostas, que não tinham roupa cobrindo (entre mãos, punhos, rosto e pescoço).
  7. Limpe seu celular e os óculos com detergente neutro e água ou álcool isopropílico.
  8. Limpe com água sanitária as embalagens (de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza…) que trouxe de fora antes de guardar (faça o procedimento utilizando luvas).
  9. Tire as luvas com cuidado, jogue-as fora e lave as mãos.

(segue uma sugestão de imagem)

O protocolo de segurança também é válido ao sair de casa. Em estudo publicado em 17 de março de 2020, o coronavírus sobrevive até três dias em algumas superfícies, como plástico ou aço. Confira as dicas para evitar contaminação.

  1. Ao sair, coloque uma vestimenta de manga longa.
  2. Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis e correntinhas (adornos).
  3. Se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara recomendada pelo Ministério da Saúde (PFF2 ou PFF3), pouco antes de sair.
  4. Evite utilizar o transporte público.
  5. Se sair com seu pet, tente evitar que se esfregue contra superfícies externas e limpe as patas ao retornar para casa.
  6. Leve lencinhos descartáveis e use-os para tocar as superfícies.
  7. Amasse o lenço e jogue-o em um saco fechado dentro de lata de lixo.
  8. Ao tossir ou espirrar, não utilize as mãos ou o ar.
  9. Evite usar dinheiro público. Se necessário, imediatamente, higienize suas mãos.
  10. Lave bem suas mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície.
  11. Não toque seu rosto antes de higienizar suas mãos.
  12. Mantenha distância das pessoas.

Referências:

VAN DOREMALEN, N. et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. The new england journal o f medicine, 17 mar. 2020. DOI 10.1056 / NEJMc2004973. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMc2004973. Acesso em: 25 mar. 2020.

CORONAVÍRUS: saiba o que fazer ao entrar e sair de casa para evitar contaminação. [S. l.], 19 mar. 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/online/coronavirus-saiba-o-que-fazer-ao-entrar-e-sair-de-casa-para-evitar-contaminacao-1.2224640. Acesso em: 24 mar. 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL.


Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:16
Notícias UFS