Dúvida da comunidade:
O vírus "gruda" na roupa?
Sim. O novo coronavírus adere à superfície de roupas e à parte externa do corpo. Porém, existem recomendações para diminuir as possibilidades de o novo coronavírus entrar em sua casa.
Como medida individual, todos devem continuar lavando as mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar o contato físico.
Confira a lista completa de orientações para quando chegar em casa da rua, caso precise sair:
- Ao voltar para casa, não toque em nada, antes de se higienizar.
- Tire os sapatos.
- Desinfete as patas do seu pet após passear com ele.
- Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas (lave com água sanitária tipo Qboa (hipoclorito) recomendado acima de 60º)
- Deixe bolsa, carteira, chaves, etc, em uma caixa na entrada e só use ao sair novamente (esses materiais também podem ser higienizados com a água sanitária ou álcool 70%).
- Tome banho. Se não puder, lave bem todas as áreas expostas, que não tinham roupa cobrindo (entre mãos, punhos, rosto e pescoço).
- Limpe seu celular e os óculos com detergente neutro e água ou álcool isopropílico.
- Limpe com água sanitária as embalagens (de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza…) que trouxe de fora antes de guardar (faça o procedimento utilizando luvas).
- Tire as luvas com cuidado, jogue-as fora e lave as mãos.
(segue uma sugestão de imagem)
O protocolo de segurança também é válido ao sair de casa. Em estudo publicado em 17 de março de 2020, o coronavírus sobrevive até três dias em algumas superfícies, como plástico ou aço. Confira as dicas para evitar contaminação.
- Ao sair, coloque uma vestimenta de manga longa.
- Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis e correntinhas (adornos).
- Se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara recomendada pelo Ministério da Saúde (PFF2 ou PFF3), pouco antes de sair.
- Evite utilizar o transporte público.
- Se sair com seu pet, tente evitar que se esfregue contra superfícies externas e limpe as patas ao retornar para casa.
- Leve lencinhos descartáveis e use-os para tocar as superfícies.
- Amasse o lenço e jogue-o em um saco fechado dentro de lata de lixo.
- Ao tossir ou espirrar, não utilize as mãos ou o ar.
- Evite usar dinheiro público. Se necessário, imediatamente, higienize suas mãos.
- Lave bem suas mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície.
- Não toque seu rosto antes de higienizar suas mãos.
- Mantenha distância das pessoas.
Referências:
VAN DOREMALEN, N. et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. The new england journal o f medicine, 17 mar. 2020. DOI 10.1056 / NEJMc2004973. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMc2004973. Acesso em: 25 mar. 2020.
CORONAVÍRUS: saiba o que fazer ao entrar e sair de casa para evitar contaminação. [S. l.], 19 mar. 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/online/coronavirus-saiba-o-que-fazer-ao-entrar-e-sair-de-casa-para-evitar-contaminacao-1.2224640. Acesso em: 24 mar. 2020.
A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL.