Qui, 26 de março de 2020, 08:00

Pano no rosto protege da contaminação por coronavírus humano?
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 02

Dúvida da comunidade:

Se eu for ao supermercado com um pano no rosto ou máscara improvisada de papel higiênico (já que não tenho máscara) evita o COVID-19?

Segundo a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 05/2020, máscaras de tecido não são recomendadas diante de qualquer circunstância.

Vamos primeiro entender o principal modo de transmissão da doença.

A doença COVID-19 se transmite, principalmente, por gotículas de saliva contendo o coronavírus (SARS-CoV-2). As gotículas, podem ter alguns caminhos:

1. podem se espalhar para superfícies próximas, como embalagens, roupas, e outras superfícies; e caso alguém tope nessas superfícies contaminadas, e leve sua mão a alguma mucosa (olho, nariz, ou boca, por exemplo), sem higienizar suas mãos adequadamente, pode se infectar com o coronavírus.
  2. As gotículas podem também estar presentes nas mãos, caso a pessoa infectada espirre ou tussa em sua mão. Assim, a pessoa pode contaminar outras superfícies com as mãos, e suas gotículas que se espalharem.

Assim, quando não utilizada a máscara por pessoas que apresentam o COVID-19, a maioria das gotículas contaminadas apresentam os dois caminhos acima, sendo esses os motivos para o Ministério da Saúde orientar as pessoas com suspeita de COVID-19 a usar máscaras: para que as gotículas contaminadas fiquem na máscara e não sejam espalhadas a outras superfícies.

Se você não está doente, mas também quer se proteger, a máscara é uma barreira física interessante. Mas, dependendo do material do qual ela é feita (no caso das “caseiras”), o vírus, que é muito pequeno, e pode atravessar o tecido/papel junto com alguma gotícula de água que ficou em alguma superfície, ou se você levar as mãos sujas à boca/nariz, ou ainda se a pessoa ao lado tossir/espirrar/falar muito próximo de você. Assim, NÃO dá para garantir que você estará protegido com máscaras caseiras. As máscaras recomendadas no Brasil são as PFF2 ou 3 (aquelas que vende em loja de materiais de construção), que possuem elevados níveis de filtração contra agentes biológicos, sendo equivalente às adotadas nos Estados Unidos, N95 ou N99.

Além do mais, após tocar nas máscaras, sem higiene adequada das mãos, você já pode ter contaminado ela, então ela deveria ser descartada na lixeira!

O ideal mesmo para se proteger é: ficar em casa se possível, manter sempre as mãos sempre higienizadas com água e sabão ou álcool gel se tiver, principalmente ao retornar de ambientes públicos caso precise sair, além de evitar grandes aglomerações, ficar a no mínimo 1 metro de distância (você pode calcular a distância abrindo seus braços), não dividir objetos pessoais e não tocar o rosto (nariz, olhos, boca).

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. Ministério da Saúde,2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus, acesso em 18 de março, 2020.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde. Anvisa, 2006. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/214604/816023/Cartilha+de+Prote%C3%A7%C3%A3o+Respirat%C3%B3ria+contra+Agentes+Biol%C3%B3gicos+para+Trabalhadores+de+Sa%C3%BAde.pdf/58075f57-e0e2-4ec5-aa96-743d142642f1 , acesso em 18 de março, 2020.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitátia. Orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Anvisa, 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/NOTA+T%C3%89CNICA+N%C2%BA+05-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA+-+ORIENTA%C3%87%C3%95ES+PARA+A+PREVEN%C3%87%C3%83O+E+O+CONTROLE+DE+INFEC%C3%87%C3%95ES+PELO+NOVO+CORONAV%C3%8DRUS+EM+INSTITUI%C3%87%C3%95ES+DE+LONGA+PERMAN%C3%8ANCIA+PARA+IDOSOS%28ILPI%29/8dcf5820-fe26-49dd-adf9-1cee4e6d3096 , acesso em 25 de março, 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL.

Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:17