Qua, 25 de março de 2020, 21:03

A chance de recuperação de gêmeos é a mesma?
Central de Informações sobre COVID-19 = Dúvida 01

Dúvida da comunidade:

Duas irmãs gêmeas adolescentes pegaram o vírus, uma delas é diabética e a outra tem a imunidade baixa. A chance de recuperação é a mesma?

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o risco de complicações pelo SARS-CoV-2 (vírus que desenvolve a doença COVID-19) em pessoas diabéticas com glicemia controlada (glicose/nível de açúucar no sangue normal, pela utilização de medicamentos e/ou dieta alimentar), é similar a das pessoas sem diabetes.
Porém, é alertado que se o açúcar no sangue estiver elevado, ou se a pessoa já tem complicações pela diabetes e/ou existe um aumento de peso (obesidade diabética), a pessoa com diabetes pode ter a imunidade mais baixa (defesas do organismo). Então, a recuperação da COVID-19 é dependente do estado da imunidade da pessoa doente.

Referência:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Notas de esclarecimentos da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o coronavírus (COVID-19). [S. l.], 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/notas-de-esclarecimentos-da-sociedade-brasileira-de-diabetes-sobre-o-coronavirus-covid-19/2047-perguntas-e-respostas-sobre-coronavirus-e-diabetes. Acesso em: 24 mar. 2020.

A Central de Informações é uma ação da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto (LAFAC-Lag) e do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS-Lagarto (CIMUFS-LAG). Ela conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), da Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFSLag), Departamento de Farmácia de Lagarto (DFAL), o Laboratório de Estudos em Cuidados Farmacêuticos (LECFAR) e o Laboratório de desenvolvimento farmacêutico, todos vinculados ao DFAL.

Atualizado em: Qua, 08 de abril de 2020, 17:16